segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Museu de Arte Contemporânea de Serralves













Manoel de Oliveira



Até 2 Novembro 2008

Até Novembro de 2008 o Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresenta a primeira grande exposição realizada em Portugal sobre a obra de Manoel de Oliveira. Esta exposição surge integrada nas comemorações do centésimo aniversário do grande cineasta. Manoel de Oliveira é uma das figuras da cultura portuguesa com maior dimensão universal na recepção do seu trabalho e das suas ideias, tendo o seu trabalho sido reconhecido em inúmeros ciclos e Festivais, entre os quais se destacam aqueles em que recebeu importantes Prémios como é o caso dos Festivais de Cannes, de Veneza, de Locarno ou de Berlim.
No contexto da exposição sobre a obra de Manoel de Oliveira, o Museu de Serralves apresenta até 9 de Novembro, o mais completo ciclo de cinema dedicado à obra do cineasta realizado até ao momento na cidade do Porto.
No programa deste ciclo, os filmes do cineasta são apresentados juntamente com outros filmes marcantes da história do cinema que contextualizam a obra de Manoel de Oliveira, assumindo esta obra como uma verdadeira celebração desta sétima arte, cruzando com ela obras de outros cineastas que foram marcantes para Oliveira ou para quem os filmes de Oliveira foram uma referência essencial.

Na sua totalidade, este programa apresenta mais de setenta filmes, dos quais quarenta e nove realizados por Manoel de Oliveira, ao longo de mais de cinquenta sessões distribuídas por dois meses. O ciclo é organizado com o apoio da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, dando continuidade à celebração da obra de Manoel de Oliveira pela Fundação de Serralves, no contexto da programação aprovada pela Comissão Executiva para as comemorações do 100º Aniversário de Manoel de Oliveira constituída pelo Ministério da Cultura.